segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Entrevista com o Poeta.

No mês de Setembro, Blog do Coletivo Saber e Poesia entrevista o Professor Poeta Antônio Dantas Santos. Professor Dantas, a Poesia e os Poetas agradecem a sua participação!


Antônio Dantas Santos - Professor Poeta.
 
1. Seu nome completo, data de nascimento, idade e cidade onde nasceu?

Meu nome é Antonio Dantas Santos, nasci em Itabaiana-SE, no dia 10/05/1972. Tenho 40 anos de idade. 


2. Rede Pública onde Trabalha e tempo na carreira docente?
Trabalho há 14 anos na Rede Municipal de Itabaiana.

 
3. Quando descobriu a sua aptidão para escrever?

No ano de 1985, aos 13 anos, quando da redemocratização do país, em plena campanha das " Diretas Já ". Ouvindo a musica 'apesar de você' do Chico Buarque eu percebi que descobria as palavras com rimas que viriam na sequência antes mesmo de ouvir a palavra. Mas tudo se concretizou quando participei,  em 1990, de um concurso de Poesia promovido internamente no Colegio Estadual Murilo Braga no qual eu era aluno e obtive a 2ª colocação.

4. Com que frequência você escreve? Qual sua principal fonte de inspiração?

Escrevo, no mínimo, uma vez por semana. Mas isto é bastante relativo pois depende muito da situações vividas e da leitura que fazemos da vida para. Quanto à principal inspiração para mim, são sempre os acontecimentos do cotidiano, com uma grave enclinação para as lutas sociais.

5. O que acha da relação Poesia e Militância?

Um casamento perfeito,  pois vejo na poesia o veículo capaz de transportar de forma simples e eficaz os apelos para construção de uma sociedade mas justa, sensibilizando e fortalecendo a militância.

6. Cite os seus principais poemas e o fato mais marcante da Poesia em sua vida.

Deculpe mais me sinto suspeito em citá-los e prefiro deixar que os leitores os definam, mas apenas para inlustrar eu diria: "Mosquitos Sociais", "Retrocesso Descabido" ,"Infeliz Semelhança", "Espera em Vão", "Coração que se Renova" e "Verdadeira Itabaina da Gente"
Quanto ao fato mais marcante, se deu certa feita quando em um recital comemorativo ao Dia das Mães, estava eu a declamar o Poema "Minha eterna Mãezinha". Ao término e de repente, alguém surge da platéia aos prantos me pede um abraço e diz que eu escrevi exatamente o que ela gostaria de ter Escrito. Tal situação me fez tambem chorar.


7. Já trabalhou, trabalha ou tem interesse em trabalhar com a Poesia em sala de aula? Caso a resposta seja sim, descreva brevemente o trabalho e o resultado.

Infelizmente não, mas tenho interese em trabalhar, penso em fazer inicialmente uma Oficina de Poesia, promover sarais internos os quais depois seriam socializados em toda rede municipal com a intenção de serem divulgados em um Encontro Cultural notadamente no Aniversário da Cidade.

8. Tem algum tema que tenha interesse em escrever?

Sim, de início três que seriam, um livro de poemas liricos; sobre a Feira de Itabaiana e sobre os Índios em Sergipe.

9. Como você acha que os gestores poderiam valorizar a Poesia Popular nas Escolas Públicas?

Incentivando desde o 1° ano o contato da criança com a poesia. Promovendo encontros, recitais, oficinas, exposições e até mesmo concursos. Pois assim, estariam mostrando, produzindo e valorizando a Poesia Popular, que para mim é a forma mais bonita de valorizar o que é nosso e enxergar o mundo.

10. Considerações finais:

Quero dizer que;

"Só consigo escrever,
sobre aquilo que acredito.
Poesia da resistência,
Revelando o que teimam em deixar escondido.
Obrigado pela oportunidade de me expressar,
Neste blog tao bonito."

Nenhum comentário:

Postar um comentário