quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Professores da Escola Estadua 17 de Março desenvolvem Projeto "Um olhar sobre a Cultura Nordestina"

*Texto: Professora Viviane Almeida


O Projeto "Um olhar sobre a Cultura Nordestina" está sendo desenvolvido na Escola Estadual 17 de Março situada no Bairro Santo Antônio em Aracaju, sob orientação dos professores Deogenes (História/Sociedade e Cultura), Viviane Almeida (Ciências), Elayne (Português) e Anita (Matemática) com as turmas 7 ª A, 8ª A e B.

Alunas da Escola Estadual 17 de Março.
 
"Tendo em vista a grande diversidade cultural do Nordeste, nós, professores, sentimos a necessidade de desenvolver um  Projeto Pedagógico que abordasse aspectos da Cultura Nordestina, enfatizando a Cultura em Sergipe, bem como as contribuições da obra de Luiz Gonzaga para a cultura popular na região Nordeste. Dessa forma, estudar as riquezas culturais do povo nordestino representa uma oportunidade de perceber que os aspectos socioculturais dessa região trazem elementos próprios e de grande riqueza, num trabalho multidisciplinar que envolve as disciplinas História, Sociedade e Cultura, Português, Redação, Ciências e Matemática, buscando as interrelações entre a cultura e as diferentes áreas do conhecimento", narra a professora Viviane.

O Projeto tem como Objetivo Geral,  conhecer diferentes aspectos da cultura nordestina, enfocando a valorização e o respeito à cultura da região nordeste, bem como do Estado de Sergipe.

"Receitas da culinária nordestina devidamente catalogadas."

Especificamente, os estudantes são motivados a valorizar, preservar e difundir a cultura nordestina; demonstrar a importância das manifestações culturais da região para cultura popular; enumerar os aspectos positivos de nossa região, mostrando que a diversidade cultural existe e que cada região tem seu valor; valorizar e perceber a linguagem nordestina enquanto instrumento de interação e expressão cultural; conhecer alguns aspectos da cultura sergipana, desenvolvendo atitudes de valorização e respeito a essa cultura; promover a criatividade por meio de atividades com a música, dança, desenho/gravuras e confecção de fantasia; conhecer vida e obra de Luiz Gonzaga, um dos grandes ícones da cultura nordestina, identificando aspectos socioculturais do Nordeste a partir da obra do cantor/compositor.

Várias atividades estão sendo realizadas a partir de "Um olhar sobre a Cultura Nordestina", dentro e fora da sala de aula. Dentre elas, destacamos duas: a visita ao Museu da Gente Sergipana e a produção de texto em Literatura de Cordel.
Visita ao Museu da Gente Sergipana.
Para divulgar o Projeto, estudantes e Professores criaram um perfil no Facebook, onde é possível acompanhar todas as atividades e fazer comentários. Quem desejar 'curtir' e 'compartilhar' as postagens do Projeto "Um olhar sobre a Cultura Nordestina" pode acessar:


Leia abaixo o texto em Cordel fruto do Projeto: 




PROJETO "UM OLHAR SOBRE A CULTURA NORDESTINA"

Um Projeto brasileiro
aqui vamos apresentar
sobre a cultura nordestina
com prazer vamos falar
há muita coisa bonita
para o povo cultivar

Em nosso Memorial
não devemos esconder
a grande luta dos Parafusos
pra conseguir sobreviver
E Maria Feliciana
uma mulher difícil de esquecer

O cinema apresentou
uma história emocionante
a vida de Luiz Gonzaga
menino pobre, ignorante
Com sua sanfona e voz
das noites era cantante

Do Mercado Municipal
Agora quero dizer:
existe tanta coisa bela
que dá gosto de se ver
tem peças artesanais
feitas para você

Do Museu da Gente
É impossível não falar
com tanta tecnologia
tão difícil de explicar
E as nossas obras antigas
foi gostoso relembrar

Aqui vamos fazer
uma conclusão geral
de tudo que vivenciamos
do Cinema ao Mercado Municipal
do Museu da Gente
sem esquecer do Memorial.

(Livreto de Literatura de Cordel feito pelos alunos: Alana, Amanda, Ariane, Brena, Bruna, Ellen, Fábio, Joyce e Jussara, 7ª "A")
.


Um comentário:

  1. Ações como essa precisam ser difundidas, incentivadas e valorizadas.Parabéns aos professores que desenvolveram e colocaram em prática esse projeto. A escola pública precisa de outras projetos e professores assim que, apesar das dificuldades e falta de incentivam, custeiam e levam cultura e conhecimento a esses jovens. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir